Deck – Hub de Conteúdo

Acervos Digitais nos Museus

E-book Acervos Digitais nos Museus: Manual para realização de projetos (Ibram)

deckcultura.com
20/nov/2023

O Instituto Brasileiro de Museus, autarquia responsável pela Política Nacional de Museus e pela gestão de 30 museus federais, lançou em 2020 a publicação Acervos digitais nos museus: manual para realização de projetos que busca aproximar a gestão de acervos culturais com as tecnologias digitais. 

A publicação aborda tanto aspectos como concepção, organização e execução de iniciativas que envolvem acervos digitais, quanto os principais desafios que as instituições podem enfrentar nesta jornada, com objetivo de trazer subsídios que apoiem o aproveitamento das oportunidades que a transformação digital disponibiliza para os acervos de patrimônio cultural.

A primeira parte da publicação, traz uma introdução ao contexto dos acervos digitais nos museus brasileiros e uma ferramenta de diagnóstico de maturidade digital. 

Na segunda parte, são apresentadas orientações e possibilidades para a organização dos acervos digitais pelos museus.

Na terceira parte, são abordados aspectos fundamentais para a gestão dos acervos digitais, como suas possibilidades de comunicação e de reuso no ambiente digital e as questões de direitos autorais. 

A publicação foi criada no mesmo âmbito do Programa Tainacan, que é uma solução on-line e gratuita, baseada em software livre, para a criação e publicação de coleções digitais, que permite o desenvolvimento de repositórios e bibliotecas e de ações de comunicação, exposições e de difusão de acervos.

A literatura museológica sobre o acesso aos acervos preservados pelos museus traz números variados, mas estima-se que em grandes instituições, apenas uma ínfima parcela dos acervos, que varia de 5% a 20% do total, seja efetivamente mostrada nas exposições. 

Assim, a digitalização e difusão on-line de acervos são essenciais para a democratização de seu acesso e para o cumprimento da função social dos museus. Afinal de contas, uma coleção amplia ainda mais sua relevância para a sociedade quando está disponível para uso, não só nos espaços expositivos dos museus, mas também para consulta e pesquisa de todas as pessoas, incluindo os públicos on-line, que por diversas razões não terão a oportunidade de visitar um museu presencialmente.

Se você tem interesse em aproveitar o potencial do ambiente digital para ampliar o acesso dos públicos às coleções e ao conhecimento gerado pela sua instituição cultural, a Deck pode te ajudar!