Deck – Hub de Conteúdo

Como é a jornada digital dos públicos da cultura?

deckcultura.com
29/out/2023

Quando você busca por sua organização ou projeto cultural no Google, o que você encontra? Será que seus públicos têm facilidade em planejar sua visita, comprar ingressos ou saber mais sobre sua programação? Isso tem a ver com a ‘Jornada Digital’ da cultura, que pode ser definida como o caminho on-line e/ou facilitado por soluções digitais que os públicos percorrem antes, durante e depois de uma experiência cultural.

Hoje em dia, quase todas as etapas anteriores ao momento em que o público assiste ou participa de uma atividade cultural são mediadas ou facilitadas pela internet ou por soluções tecnológicas. A pesquisa on-line é normalmente o primeiro contato dos públicos ou futuros visitantes com organizações culturais e a experiência cultural continua mesmo depois da finalização da visita ou do evento. 

O estudo Connecting:// Arts Online, promovido pelo Conselho de Artes da Austrália em 2011, identificou seis estágios do uso da internet como parte da experiência cultural dos públicos, antes, durante e depois de frequentarem eventos culturais.  

  • 1ª etapa – Conhecimento: Os públicos são informados sobre o evento através de divulgação direta da organização (redes sociais, newsletter, meios de comunicação online) ou através da recomendação de amigos (compartilhadas online). 

  • 2ª etapa – Pesquisa: Os públicos usam a internet para saber mais sobre o evento e para decidir se participarão ou não. Mecanismos de busca são a maneira mais popular de buscar informações; vídeos, fotos e áudio podem dar uma mostra do que esperar e avaliações e recomendações online ajudam na decisão. 

  • 3ª etapa – Agendamento: Colocando o evento em suas agendas online; comprando um ingresso com antecedência; utilizando ferramentas de pagamento online e reserva de lugares. 

  • 4a etapa – Preparação: Utilizando a internet para antecipar o evento e se organizar; buscando por exemplo informações práticas sobre localização, meios de transporte, estacionamento e estabelecimentos próximos (como restaurantes e hotéis). Especialmente em eventos musicais, a etapa de preparação inclui ouvir músicas, reassistir vídeos do artista/grupo. 

  • 5ª etapa – Durante o evento: Os públicos também usam a internet durante a experiência cultural para obter mais informações e compartilhar o momento; buscando informações on-line sobre o evento ou artistas; usando as redes sociais para compartilhar a experiência. 

  • 6ª etapa – Pós-evento: Compartilhando vídeos e fotos para reviver a experiência; conversando com outros e recomendando o evento/organização; considerando a possibilidade de atender a um novo evento. 


Esse modelo foi elaborado pensando em eventos culturais presenciais, mas muitas dessas etapas também se aplicam a eventos on-line. Cada etapa da jornada pode ser uma oportunidade para o engajamento digital e para criar uma experiência mais positiva – algo que, junto com a qualidade artística, também é decisivo para fidelizar os públicos. 

Como é a jornada digital que sua organização ou projeto oferece para seus públicos? Conte com o Deck para fortalecer a imagem da sua organização no meio digital e a melhorar a experiência dos seus públicos.