Deck – Hub de Conteúdo

Pesquisa de Público data-driven: Perfil dos alunos da São Paulo Escola de Dança

deckcultura.com
19/jul/2024
  • Cliente: Associação Pró-Dança / São Paulo Escola de Dança
  • Ano: 2023
  • Projeto: Pesquisa de Perfil Socioeconômico dos beneficiários da São Paulo Escola de Dança
  • Desafio: Traçar um perfil mais completo dos aplicantes e dos alunos com base em dados já coletados, trazendo evidências que orientem a gestão da Escola.
  • Parceiros: Educlick (gestão de dados) e Casa Grida (dataviz)

 

Fundada em 2021, a São Paulo Escola de Dança (SPED) é uma instituição artística do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Associação Pró-Dança. A escola oferece cursos e atividades no campo da Dança, proporcionando oportunidades de formação e profissionalização para jovens, por meio de Cursos Regulares, Cursos Livres, Cursos de Extensão Cultural e Oportunidades e Projetos Especiais, atendendo mais de 1300 alunos/as.

A Associação Pró Dança se destaca pela  gestão baseada em evidências, que adota uma abordagem orientada por dados e utiliza soluções digitais. Em 2022, a escola implementou, em parceria com a Educlick, soluções digitais, como a ferramenta Microsoft Power BI, para gerir programas educacionais e dados de inscrições e matrículas dos alunos, que são constantemente atualizados e monitorados para orientar decisões pedagógicas e administrativas.

Nossa estratégia

Para enfrentar o desafio de traçar um perfil detalhado sobre os/as beneficiários/as da São Paulo Escola de Dança e obter e insights inéditos sobre a atuação da SPED enquanto política pública, escolhemos realizar uma análise descritiva dos dados coletados e disponibilizados por meio da Plataforma Educlick, para lançar um olhar abrangente sobre os grupos que se relacionaram com a Escola no ano de 2022. 

Assim, foi realizada uma análise em profundidade dos dados, utilizando-os para obter insights que apoiassem a escola em três objetivos distintos:

  • Realizar um comparativo entre o perfil dos aplicantes e dos matriculados por tipo de curso (regular, livre e extensão), para entender se a seleção de alunos está sendo capaz de admitir candidatos com perfil diverso, priorizando as minorias.
  • Traçar perfis socioeconômicos detalhados dos alunos pertencentes aos grupos prioritários, pretos e pardos, indígenas, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência, de maneira a informar a gestão escolar sobre como melhor atender esses alunos;
  • Analisar a experiência prévia em Dança, interesses e motivações dos aplicantes, para criar categorias de análise úteis para orientar as estratégias de comunicação, de forma a atingir candidatos potenciais mais alinhados ao perfil que a escola procura.

 

Adicionalmente, apresentamos sugestões para aprimoramento das bases de dados e superação de alguns desafios identificados durante a pesquisa, de maneira a garantir a integridade e a utilidade das informações coletadas pela São Paulo Escola de Dança.

Resultados

O principal produto dessa consultoria foi um relatório que contextualizou os resultados das análises, trazendo visualizações dinâmicas e interpretação dos dados, além de recomendações para aprimoramentos. Também elaboramos um sumário executivo que comunicasse de forma sucinta os resultados-chave da pesquisa aos principais stakeholders da Escola. 

Um diferencial desse projeto foi a realização de uma mentoria on-line sobre boas práticas em data storytelling (narrativas com dados) oferecida às equipes de design e comunicação da Associação Pró-Dança, como parte do processo da pesquisa. Essa atividade foi realizada pela equipe Deck, em parceria com as designers e jornalistas da Casa Grida, com objetivo de disseminar internamente ferramentas e recomendações para transformar dados brutos em narrativas claras e impactantes. 

A realização de pesquisas como essa contribui para a tomada de decisões baseada em evidências, o que é diretamente responsável pelos excelentes resultados alcançados pela Associação Pró-Dança. Sua atuação orientada por dados assegura a função social da São Paulo Escola de Dança e seu compromisso com a inclusão de públicos prioritários, além de fortalecer a transparência de seus resultados perante o governo e a sociedade.