Deck – Hub de Conteúdo

Business Intelligence: Estudo de viabilidade para a cobrança de ingressos em museus

deckcultura.com
27/jan/2026
  • Cliente: POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (São Paulo – SP);
  • Ano: 2024
  • Projeto: Estudo sobre a viabilidade para a cobrança de ingressos na rede de museus literários na cidade de São Paulo.
  • Desafio: Como avaliar a viabilidade da implementação da cobrança de ingressos nos museus geridos pela POIESIS, com poucos dados disponíveis.

 

A POIESIS é uma Organização Social da Cultura responsável pela gestão de três museus-casa literários na cidade de São Paulo: a Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida. A instituição tem o desafio de ampliar e diversificar suas receitas, por isso desejava  avaliar a viabilidade de se instaurar a cobrança de ingressos nos museus, que têm entrada franca. Como dois dos espaços passaram por requalificações e haviam sido reabertos recentemente com novos formatos de programação, tínhamos poucos dados de visitação à nossa disposição para desenvolver projeções de arrecadação com base em uma série histórica. Para superar esse desafio, escolhemos um percurso que buscou reunir inputs internos e externos sobre as decisões envolvidas na cobrança de ingressos em museus, do ponto de vista da gestão. 

O estudo foi composto pelas seguintes etapas:

  • Benchmarking: Foram analisados cinco museus de São Paulo com diferentes perfis para identificar boas práticas na cobrança de ingressos. As informações foram reunidas por meio de entrevistas com gestores de museus privados e geridos por OS, para entender qual o impacto da cobrança na visitação, o nível de arrecadação alcançado e como são definidos parâmetros como: valores dos ingressos, políticas de gratuidade e estrutura necessária para gestão da venda de ingressos. A escuta gerou uma publicação executiva em formato digital, compartilhada com todas as instituições participantes.

  • Análise de dados: Foram realizadas simulações de cenários de arrecadação com base nos dados de visitação de 2023 e 2024, considerando diferentes valores de ingresso e percentuais de gratuidade, utilizando as referências coletadas no benchmarking

  • Workshop: Foi realizado um workshop on-line com a equipe da POIESIS para identificar as ações necessárias para a implementação da cobrança de ingressos e mapear seus riscos potenciais. As equipes identificaram 11 setores envolvidos e 40 ações específicas a serem realizadas. Os riscos que poderiam ser enfrentados por cada setor também foram mapeados e classificados de acordo com seu impacto e sua probabilidade de ocorrência. 


O estudo apresentou, ainda, uma pequena revisão bibliográfica, com referências brasileiras e internacionais, contextualizando os desafios enfrentados pelos museus no que se refere à crescente necessidade de gerar receitas próprias, além das vantagens e implicações da cobrança de ingressos, considerando não apenas os aspectos financeiros, mas também os impactos na visitação e na missão dos museus.

Também lançamos luz sobre uma vantagem não financeira da venda de ingressos, ainda pouco explorada de forma estratégica pelos museus, que são os dados dos visitantes coletados pelas plataformas de venda on-line de ingressos. São informações valiosas para conhecer mais os segmentos de público atendidos e melhorar o relacionamento com os visitantes. 

Por fim, com base em todas as fases da pesquisa, foram elaboradas uma série de recomendações específicas para cada museu da rede, de maneira a mitigar riscos e otimizar receitas, sem deixar de priorizar a razão de ser dos museus, que é atender aos públicos