Deck – Hub de Conteúdo

Pesquisas de público data-driven no Museu do Futebol: Totens interativos

deckcultura.com
24/set/2023
  • Cliente: Museu do Futebol (SP)/ IDBrasil Cultura, Educação e Esporte
  • Ano: 2022
  • Projeto: Pesquisa Bianual de Públicos 
  • Desafio: realizar uma análise longitudinal dos públicos do museu a partir de dados coletados no totem de pesquisa ao longo de 7 anos 
  • Parceiros: Leandro Feitosa (Análise de dados e PowerBI) 

 

A primeira edição da Pesquisa Bianual de Perfil e Satisfação dos Públicos do Museu do Futebol, realizada em 2022, representou para o IDBrasil – Organização Social responsável pela gestão do espaço – uma oportunidade de inovar e propor um novo olhar sobre os públicos do Museu do Futebol. 

O Museu do Futebol já coletava de forma contínua informações de perfil e satisfação dos seus visitantes de forma contínua por meio de um totem de pesquisa, gerido pela empresa SOLVIS, e localizado na saída do museu. De forma voluntária, os visitantes podem preencher uma pesquisa de perfil e satisfação ou apenas deixar um comentário ou sugestão para o museu. 

Para a pesquisa bianual, analisamos pela primeira vez todas as respostas coletadas desde a instalação do totem. As bases de dados continham 49.790 respostas de visitantes do museu coletadas entre abril de 2015 a julho de 2022: um conjunto de dados expressivo e que permitiria análises longitudinais inéditas para o museu. 

Com parceiros da área de análise de dados e de estatística, tratamos as respostas e desenvolvemos um painel de dados (dashboard) na plataforma Microsoft Power BI, apresentando os resultados gerais e permitindo correlações entre respostas. 

O dashboard incluiu também uma série histórica de dados de visitação mensal e anual do museu, além de cruzamentos entre as respostas por meio de diversos filtros (por ano, mês e dia da semana).

A série histórica trouxe evidências de que os públicos do Museu do Futebol são mais diversos em termos de gênero, escolaridade e faixa etária do que o apontado nas pesquisas anteriores. 

O dashboard foi integralmente disponibilizado ao IDBrasil e hospedado em sua plataforma Microsoft Power BI, podendo ser acessado pela equipe e, se desejado, também pelo público externo em link público. Assim, a equipe do museu e outros interessados poderão analisar os dados por diferentes perspectivas, gerando insights não explorados no relatório final da pesquisa.