Laboratórios de inovação são ambientes, físicos ou virtuais, dedicados ao desenvolvimento de soluções criativas e colaborativas para problemas complexos. Reunindo pessoas de diversas áreas, esses espaços utilizam metodologias estruturadas para estimular o pensamento inovador e transformar desafios em oportunidades.
Com raízes em iniciativas de design thinking e pesquisa participativa, os laboratórios de inovação se popularizaram a partir de organizações de referência, como a IDEO e o MIT Media Lab, e, com o tempo, foram também replicados no setor público, terceiro setor e empresas privadas. Nessas iniciativas, participantes com habilidades complementares se unem para mapear problemas, gerar ideias e desenvolver conceitos, culminando na criação de protótipos que servem para testar e ajustar soluções antes de sua implementação.
Em um ambiente onde as ideias fluem livremente, a troca de experiências e perspectivas é essencial. Facilitadores especializados conduzem os processos utilizando ferramentas criativas que promovem a colaboração e o trabalho em equipe. Essa abordagem impulsiona a resolução de desafios e fomenta uma cultura de experimentação, aprendizado contínuo e criatividade colaborativa.
Confira alguns exemplos de iniciativas de Laboratórios de Inovação no setor cultural:
Os laboratórios de inovação, ao estimular a criatividade e a colaboração, podem ajudar instituições culturais a transformar desafios em soluções práticas, contribuindo para sua sustentabilidade e para um setor cultural mais inovador.
Em 2024, a Deck estruturou o Laboratório de Inovação da Cultura SESI, promovendo cocriação, capacitação e desenvolvimento de soluções inovadoras com membros dos Departamentos Regionais do SESI de diversos estados brasileiros. Para conhecer esse caso, clique aqui.